O maior evento sobre a temática da água e da sustentabilidade decorrerá de 3 a 6 de junho, em Reguengos de Monsaraz. Tendo como ponto de partida a água enquanto fonte da vida, o “WATER World Forum For Life” vai decorrer no maior lago artificial da Europa – o Alqueva – em Reguengos de Monsaraz, onde durante três dias se debaterá, num formato híbrido, alguns dos temas mais prementes da sustentabilidade ambiental e alertar para uma das maiores ameaças do século XXI.
O “WATER World Forum for Life” é um evento inédito no país, cuja iniciativa surge no seguimento da criação da “Década da Água”, pela ONU (Organização das Nações Unidas), assente num conjunto de valores e atividades em prol da manutenção, reporte e monitorização deste bem tão precioso, lê-se numa nota de agenda.
Durante três dias serão discutidas políticas de sustentabilidade ambiental e boas práticas na preservação do ambiente, soluções energeticamente eficientes e case studies, sensibilizando público e empresas, tendo a água como ponto de partida. O objetivo é “permitir criar impacto na área da sustentabilidade, possibilitando a troca de experiências internacionais e reforçar as estratégias e as políticas ambientais na manifestação do interesse comum em prol de uma sociedade mais motivada e mais consciente da realidade”, precisa a nota de agenda do evento.
O programa do “WATER World Forum for Life” ainda se encontra em construção, sendo divulgado progressivamente até ao evento, estando para já confirmada a presença de Maimunah Mohd Sharif, Executive Diretor of the United Nations Human Settlements Programme, como uma das oradoras.
Devido às condicionantes da Covid-19, o evento decorrerá com um formato híbrido contando com a presença física e online de convidados e oradores. Alqueva será assim o cenário escolhido, onde se assumirá um ambicioso compromisso digital e onde marcará presença uma emissão contínua de televisão que dará voz a todos os participantes: no local ou via livestream.
Para José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos Monsaraz, “as questões relacionadas com a sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas são de grande relevo e um dos mais importantes dossiers para o futuro da Humanidade”. Por isso, o concelho de Reguengos de Monsaraz, a região Alentejo, para além de uma preocupação constante com o ambiente com a preservação da biodiversidade da natureza, pode oferecer um cenário único: “o maior lago com intervenção humana da Europa, o Lago Alqueva – um plano de água com mais de 250 kms quadrados! É uma paisagem única em que a linha de água se perde de vista, com 1.160 km de margens e mais de 400 ilhas, assumindo-se como um local idílico para esta iniciativa”, refere. Para o autarca, “acolher o WATER – World Forum for Life não é apenas com a intenção de fazer chegar Reguengos de Monsaraz a um público alargado e global, mas, acima de tudo com a forte motivação de ser um catalisador para que instituições, ONGs, empresas e público em geral se mobilizem em torno da temática ambiental”.
Segundo Nuno Molarinho, Managing Partner da TheRace (entidade organizadora do evento), “este evento centra-se na sustentabilidade ambiental, partindo do mote água – pretende ser um espaço de ligação e awareness no qual coexistirão conferências de referência, desportos aquáticos sem combustível fóssil, um espaço de glamping, espetáculos noturnos sobre a água diariamente e um concerto inesquecível. Com este evento pretendemos uma participação transversal ao nível dos stakeholders, um aumento da consciência pública e da capacitação no tema da sustentabilidade ao mesmo tempo, que estamos certos de que iremos contribuir para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento da tecnologia de gestão eficiente da água e mobilização de recursos financeiros adequados dos setores público e privado num futuro médio longo prazo.”
O “WATER World Forum for Life” marca um forte alerta para a urgência de ações imediatas no que se refere ao tema da sustentabilidade por parte da classe política, económica, bem como do público em geral.