A Câmara Municipal de Almada está a instalar 112 painéis fotovoltaicos na cobertura do Fórum Municipal Romeu Correia. Este espaço constitui o 2.º Núcleo de Energia Renovável (NER) do concelho e vai permitir aumentar a produção elétrica de 36 kW para 96 kW.
Este investimento de 48 mil euros reflete o empenho da autarquia na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para a descarbonização da cidade e para a sua neutralidade carbónica.
Recorde-se que o primeiro NER de Almada está localizado no Monte de Caparica, no parque habitacional da CMA, e foi instalado, em julho de 2024, em 10 edifícios na Rua dos Três Vales e na Rua de São Loureço Poente. Esta intervenção contempla 219 módulos de produção fotovoltaica e vai beneficiar 126 famílias.
Também o projeto COOLIFEALMADA, que visa tornar a cidade de Almada mais resiliente às alterações climáticas, segue em plena execução, com novos equipamentos já instalados na área de intervenção do projeto, para monitorização climática.
A autarquia instalou 12 sensores, que vão monitorizar a temperatura do ar e a humidade relativa, e acompanhar as mudanças microclimáticas registadas nos locais.
Foi ainda implementada uma estação meteorológica que, para além da temperatura e humidade, também regista a velocidade e direção do vento, dados essenciais para compreender e mitigar os efeitos das ilhas de calor urbano.
A curto prazo, o projeto prevê a implementação de diversas medidas de adaptação climática, com destaque para a conversão de áreas cinzentas em infraestruturas verdes, plantação de vegetação densa, e substituição de pavimentos por asfalto frio. Também está prevista a instalação de telhados e fachadas verdes, telas de ensombramento, a identificação de refúgios climáticos e também a instalação de sistemas de nebulização, que irão contribuir para a redução da temperatura sentida nesta área.
Além das medidas para o espaço público, o projeto inclui incentivos financeiros para que os estabelecimentos comerciais da área envolvente possam adaptar os seus espaços às exigências climáticas, promovendo a resiliência da economia local face aos desafios impostos pelas alterações climáticas.