O município de Aljezur esteve presente, no dia 16 de setembro, na apresentação do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, em Faro, pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática e pela ministra da Agricultura.
Foi ainda assinado entre o município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um protocolo de colaboração para a Monitorização e controlo ativo de perdas e adoção de sistemas de rega urbana inteligentes e eficientes. Presente o “desafio de gestão do recurso essencial ao ser humano que é a agua e da necessidade da sua eficiente utilização”, o Município de Aljezur apresentou uma “candidatura que comportava um conjunto de medidas”, que fazem parte do plano de gestão hídrico, ao programa para a implementação das medidas “Monitorização e Controlo Ativo de Perdas” e “Adoção de Sistemas de Rega Urbana Inteligentes e Eficientes”.
Deste conjunto de medidas e para a presente fase do programa, foi selecionada a seguinte proposta: “Instalação de contadores ultrassónicos na saída de reservatórios e sectorização de adutoras com consumo direto”. Com esta intervenção, o município pretende “monitorizar consumos entre depósitos e assim ter a perceção de possíveis perdas entre os mesmos”, nomeadamente na “rede de distribuição” a norte do Concelho (depósito da Aldeia Nova – Odeceixe), a “nível do seccionamento da mesma”, como “pontos de controlo de modo a ser mais eficaz a sua monitorização”, e a “identificação de fugas através de setores de distribuição em vez da atual linha contínua existente”. E para esta ação, o município declara que a “comparticipação atribuída apresenta um total de 50 mil euros”.