Terminaram ontem, dia 24 de setembro, antes do prazo previsto, os trabalhos de alimentação artificial das praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, refere uma nota da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Esta empreitada teve financiamento comunitário, através do POSEUR. O procedimento de concurso público foi lançado a 22 de março de 2019, tendo os trabalhos sido iniciados a 13 de agosto de 2019.
A APA procurou, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Almada e a Administração do Porto de Lisboa, minimizar a perturbação resultante dos trabalhos desenvolvidos junto dos utentes das praias e das atividades económicas associadas à respetiva utilização.
Durante os próximos dias, será realizada a desmobilização e retirada dos equipamentos terrestres, nomeadamente das tubagens metálicas e das escavadoras giratórias e bulldozers.
Assim, é de registar que os trabalhos correram sem quaisquer contratempos e foram terminados antes do prazo previsto – estimava-se finalizar os trabalhos no dia 12 de outubro – tendo concorrido para essa antecipação os meios de dragagem utilizados, tendo-se colocado nas praias um milhão de metros cúbicos de areia que se destinam a contrariar a tendência erosiva e repor, o mais possível, o equilíbrio nas zonas de berma e de espraiamento, promovendo simultaneamente a utilização balnear.