Aliança pioneira entre Cepsa e Endesa acelera mobilidade elétrica em Portugal e Espanha
A Cepsa e a Endesa assinaram, na semana passada, uma aliança pioneira que ajudará a acelerar a transição energética em Espanha e Portugal, impulsionando a descarbonização dos transportes e a promoção da mobilidade sustentável. Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, e José Bogas, CEO da Endesa, selaram o acordo, juntamente com Maarten Wetselaar, que será o novo CEO da Cepsa a partir de 1 de janeiro.
A Cepsa, juntamente com a Endesa X, a linha de negócios de mobilidade elétrica da Endesa, trabalharão para desenvolver aquela que será a maior rede de carregamento ultrarrápido na estrada (on the go) em Espanha e Portugal. “Esta nova rede de recarga ultrarrápida a ser implantada pela Cepsa (pontos de carregamento de 150 kW localizados em todos os corredores e estradas principais) irá juntar-se aos planos de desenvolvimento de infraestruturas de recarga existentes da Endesa X para esta tecnologia, que já levaram à instalação de 75 pontos de recarga ultrarrápida em 25 locais em toda a Espanha”, explica a Cepsa num comunicado, acrescentado que “o equipamento irá permitir aos utilizadores carregar 80% da bateria dos seus veículos elétricos em aproximadamente 10 minutos”.
Os clientes da Cepsa e da Endesa poderão assim utilizar todos os carregadores públicos de ambas as empresas, através das suas respetivas plataformas digitais (apps). Tratando-se de “redes de carregamento totalmente interoperáveis”, os clientes poderão utilizar todos os carregadores públicos de ambas as empresas, podendo escolher entre a aplicação Cepsa ou a aplicação Endesa X (JuicePass). Graças a esta interoperabilidade, os clientes da Cepsa poderão utilizar a sua própria aplicação móvel para usufruir dos quase 2.800 pontos de recarga que a Endesa X já implantou nas cidades, estradas e transportes, bem como nas zonas rurais para cobrir as diferentes zonas de Espanha, com a utilização de todas as tecnologias (ultrarrápida, rápida e semirrápida).
Serviços de mobilidade adicionais
Além disso, as empresas estão a colaborar ativamente no desenvolvimento de uma proposta comercial de mobilidade elétrica em todas as áreas, com o objetivo de que todos os utilizadores que queiram optar pela mobilidade elétrica possam ter à sua disposição uma solução integral que cubra as suas necessidades de carregamento, tanto na área de acesso público como na área de carregamento interligada.
“Esta aliança é um passo importante não só para ambas as empresas, mas também um marco importante para a transição energética em Espanha e Portugal. Pela primeira vez, estamos a unir forças de forma decisiva e transversal para tornar possível a descarbonização dos transportes em conformidade com a realização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É uma honra poder fazê-lo com uma empresa como a Endesa”, declarou Philippe Boisseau, CEO da Cepsa.
Já José Bogas, CEO da Endesa, refere que “as parcerias entre empresas são essenciais para acelerar projetos e serem mais úteis para a sociedade. Esta é a essência do acordo que acabamos de assinar com a Cepsa. Um projeto conjunto que está na vanguarda das soluções de mobilidade elétrica e que ajuda a travar os efeitos das alterações climáticas. A Endesa tem um caminho claro para a neutralidade climática e estamos encantados por a Cepsa nos ter escolhido como parceiro neste projeto”.
Também, Davide Ciciliato, CEO da Endesa X, quis sublinhar que “o nosso objetivo prioritário sempre foi que o desenvolvimento do carregamento de veículos elétricos deva estar ligado ao local onde o cliente quer e precisa de carregar. E essa tem sido a máxima ao longo dos últimos três anos. Com a inovação, a tecnologia necessária e a experiência da equipa, desenvolvemos soluções que vão ao encontro de todas as necessidades dos utilizadores, desde a cobrança em casa até à cobrança no setor público, que hoje é reforçada graças a esta aliança. E por último, mas não menos importante, a tecnologia digital que torna a transição para a mobilidade elétrica simples e natural”.