Realizar a compostagem doméstica na casa de cada alenquerense continua a ser possível. Como parte da estratégia da reconversão de resíduos, o Município de Alenquer volta a apostar no programa “Do Prato ao Prado”, com o apoio do Fundo Ambiental. As pré-inscrições estão abertas para integrar este projeto que teve o pontapé de saída em 2018 e que conta com mais de 560 famílias participantes.
A estratégia ambiental da autarquia, numa parceria com a Valorsul tem como objetivo dotar, de forma gratuita, cada habitação com um compostor onde sucederá a transformação e valorização dos resíduos produzidos. No jardim, na horta, no quintal ou no terraço, os biorresíduos resultarão em fertilizante natural e amigo do ambiente através de um processo natural de descomposição. Borras de café, cascas de ovo, restos de peixe, carne, frutas e legumes já cozinhados ou fora do prazo podem agora ser reaproveitados e darem origem a nutrientes ricos para os solos substituindo, por exemplo, fertilizantes artificiais.
A 26 de outubro, pelas 10 horas, terá lugar uma formação online (limitada a 20 inscrições) com caráter obrigatório que visa dar conta, durante uma hora, de todo o processo de compostagem de biorresíduos.
Saiba que cerca de 40% de todo o lixo comum gerado num lar são biorresíduos.