Desde o passado dia 22 de setembro, começaram a circular em Albufeira, nas atuais linhas da rede de transportes urbanos GIRO, cinco autocarros 100% elétricos (2 minibus e 3 autocarros standard), de um total de 23 viaturas elétricas que, até ao final do segundo semestre de 2023, irão integrar a totalidade da frota.
A apresentação das cinco viaturas foi efetuada no Dia Europeu Sem Carros, efeméride assinada na Semana Europeia da Mobilidade, numa cerimónia simbólica, que contou com as presenças do presidente do Município, José Carlos Rolo, elementos da vereação, representantes do Grupo Barraqueiro, João Santos e Mateus Silva, o vogal da Comissão Diretiva do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, José Guedes, e representantes da empresa construtora das viaturas elétricas.
Segundo uma nota, divulgada pelo Município, as cinco viaturas elétricas foram personalizadas com a imagem do GIRO, mas com a cor verde predominante, em vez do azul utilizado anteriormente nas viaturas a diesel, de modo a realçar esta importante mudança. Posteriormente, aquando da entrada em circulação da totalidade das viaturas elétricas, “todos os autocarros passarão a ter esta caracterização, o que irá permitir à população identificar facilmente o momento a partir do qual a frota passará a ser totalmente elétrica”, lê-se na nota.
“As novas viaturas vão entrar em funcionamento a título experimental, o que permite que até ao início efetivo da concessão, previsto para o próximo dia 1 de dezembro, eventuais dificuldades que surjam possam ser resolvidas”, declara o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acrescentando que “tratam-se de viaturas novas, com tecnologia bastante mais eficiente que as utilizadas pelo operador noutros serviços, pelo que consideramos de extrema importância que as possamos testar em contexto real”.
Na sua intervenção, José Carlos Rolo aproveitou para destacar que a entrada em funcionamento dos autocarros elétricos “contribui para melhorar a qualidade de vida no concelho, uma vez que se trata de um meio de transporte menos poluente, com contributos significativos ao nível da sustentabilidade ambiental. Só para termos uma ideia, refira-se que as emissões de CO2 passam de 6. 436,55 emitidos por cada 1000 Km efetuados nos autocarros a diesel (GIRO atual) para apenas 671,60 KgCO2 emitidos por cada 1000 Km efetuados nos autocarros elétricos. Se pensarmos num intervalo de um ano, e comparando a atual frota de 10 autocarros com a futura frota de 23 autocarros, estes valores passam de 32.182,74×103 KgCO2 emitidos (10 autocarros a diesel) para 772,34×103 KgCO2e emitidos (23 autocarros elétricos)”.
Por outro lado, o número de linhas passa de cinco para onze e o número de paragens de autocarro de 135 para 210, aumentando a lotação total da frota de 496 para 1331 lugares. Também o número de lugares para cadeiras de rodas passa de 10 para 23, com a possibilidade de transporte de bicicletas em algumas linhas do novo GIRO, o que, em última análise, resulta num aumento exponencial do número de passageiros transportados, melhorando o serviço efetivo prestado à população e a quem nos visita, refere a mesma nota.
Segundo o Município, todos os autocarros dispõem de plataformas elevatórias e ar condicionado, sendo que no âmbito da nova concessão serão disponibilizados novos serviços, dos quais destacamos uma app móvel, bilheteira online, consulta online de circuitos e horários, o que permitirá fazer o acompanhamento em tempo real da paragem em que o veículo se encontra.
Atualmente a rede GIRO serve as localidades de Albufeira, Branqueira, Páteo, Marina, Ferreiras (centro) e Estação da CP. Com a entrada em funcionamento das novas linhas, o GIRO irá passar, também, por Olhos de Água, Rocha Baixinha, Malhada Velha, Fontainhas, Cerros Altos, Mosqueira, Patroves, Galé/Salgados, Vale Parra, Guia e Algarve Shopping.