O município de Albufeira vai dar seguimento às obras de requalificação do sistema de descargas de águas residuais pluviais na Praia do Inatel. Com um investimento na ordem dos 150 mil euros, a obra tem um prazo de execução previsto de 60 dias, o que irá permitir a conclusão dos trabalhos antes do início da abertura oficial da época balnear em Albufeira, entre 15 de maio e 15 de outubro.
O principal objetivo da obra é minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo a seguir a períodos de forte pluviosidade. Prevê-se que, uma vez concluídos, os trabalhos venham a assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento. Além disso, serão também executadas comportas que irão minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa de acesso ao areal para facilitar o acesso a meios pesados.
Para o autarca, Silva e Sousa, “a obra é fundamental num concelho que é conhecido pela excelência das suas praias, quer a nível paisagístico quer da qualidade ambiental das suas águas balneares”. E sublinha: “Não podemos correr o risco, sempre que chove mais intensamente, de vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais, que por vezes originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia”.