A Câmara Municipal de Albufeira vai construir um túnel destinado a desviar as águas da ribeira para mar, procurando libertar das inundações a baixa da cidade. A obra, estimada em 15 milhões de euros, tem por objetivo evitar situações, como as que se verificaram no dia de Todos-os-Santos do ano passado, quando a água subiu quase ao teto de algumas casas.
“Queremos a obra para ontem”, declarou o presidente do município, Silva e Sousa, referindo-se à urgência de executar um plano que pretende minimizar os efeitos dos erros urbanísticos acumulados ao longo de décadas.
Na apresentação do Plano Geral de Drenagem de Albufeira, desenvolvido pela Hidra – Hidráulica e Ambiente, José Saldanha Matos, professor universitário, apresentou soluções de curto e médio prazo para resolver os bloqueios de uma cidade que construiu uma avenida num antigo leito de cheia.
“A natureza escolhe o seu caminho se não houver outra forma da água se espraiar”, alertou o catedrático do Instituto Superior Técnico. Os prejuízos das cheias de 2015, em Albufeira, foram calculados entre os 15 e os 20 milhões de euros.
O autarca social-democrata manifestou-se determinado em concretizar o mais depressa possível o plano de drenagem, começando pela construção do túnel. “Há uma coisa que está garantida, não vai ser por falta de financiamento que a obra vai deixar de ser feita”, enfatizou. Assim que haja condições – feitos os projetos e lançados os concursos internacionais -, garante passar de imediato à fase de execução: “A nossa vontade é que a obra comece ontem”, sublinhou o autarca ao Público.
O investimento previsto em todo o plano de drenagem situa-se entre os 30 e os 40 milhões, a executar num prazo de 15 anos.