Albergia tem vagas abertas para novas ilhas de compostagem comunitária
O município de Albergaria-a-Velha instalou três novas ilhas de compostagem localizadas no Mercado Municipal, na Santa Cruz e na Praça Alvares Cabral, dando assim a oportunidade a mais famílias de fazerem parte do projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”.
Conscientes da necessidade de uma gestão de resíduos eficaz e sustentável, da importância do envolvimento de todos os munícipes nas questões ambientais e na sua contribuição para o alcance de uma economia cada vez mais circular, a Câmara Municipal desenvolveu o Projeto «Albergaria A-Verde a Compostar», que aposta na valorização dos resíduos orgânicos em duas vertentes: comunitária e doméstica.
Na vertente de compostagem comunitária, foi instalada a primeira ilha de compostagem na Vila das Laranjeiras em junho de 2023, envolvendo 25 famílias. Já na vertente da compostagem doméstica, o município distribuiu no ano passado 350 compostores a cidadãos doconcelho.
As pessoas interessadas podem fazer a sua candidatura à participação na compostagem comunitária nos três novos compositores, cada um com 30 vagas. A participação no projeto é gratuita, mas implica a presença obrigatória numa ação de formação para dotar os munícipes de conhecimentos e ferramentas para a prática da compostagem.
Podem candidatar-se cidadãos com mais de 18 anos, que residam na área territorial do concelho de Albergaria-a-Velha, devendo apresentar um comprovativo de residência válido, preferencialmente a conta da água.