Air Products e thyssenkrupp juntas em projetos de fornecimento de hidrogénio verde

A Air Products (NYSE: APD) que detém em Portugal a subsidiária Gasin e a thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, anunciaram esta quinta-feira a assinatura de um “Acordo de Cooperação Estratégica” (SCA). As duas empresas irão “colaborar exclusivamente em regiões-chave” usando as suas tecnologias complementares e os seus pontos fortes nas “áreas das engenharias e execução de projetos para desenvolverem projetos de fornecimento de hidrogénio verde”, referem em comunicado.

A thyssenkrupp irá disponibilizar a tecnologia, engenharia, equipamentos e serviços técnicos específicos para as unidades de eletrólise de água a serem construídas, detidas e operadas pela Air Products. Esta colaboração aproveita a tecnologia da thyssenkrupp para o desenvolvimento do hidrogénio verde da Air Products enquanto energia para transportes, químicos e geração de energia sustentáveis.

“O SCA com a thyssenkrupp é um elemento importante da nossa cadeia de valor de desenvolvimento, construção, propriedade e operação de projetos de escala mundial e de fornecimento de hidrogénio verde para mobilidade, energia e aplicações industriais. Estamos ansiosos por aplicar os nossos pontos fortes complementares e proporcionar benefícios de sustentabilidade substanciais através de projetos transformacionais de hidrogénio verde ”, disse Samir J. Serhan, diretor de operações da Air Products.

Já Denis Krude, CEO da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, realçou que “estamos orgulhosos por colaborar com a Air Products na sustentabilidade das cadeias de valor de combustíveis, produtos químicos e matérias-primas da indústria. A eletrólise em larga escala é a principal tecnologia para conectar a energia renovável com os diferentes setores da mobilidade e indústria. Enquanto líder de mercado mundial em eletrólise, trazemos em simultâneo tecnologia e capacidade de produção em escala. Atualmente, estamos prontos para fornecer um gigawatt para complexos de eletrólise de água por ano e preparados para aumentar a capacidade neste mercado em rápida evolução”.

A thyssenkrupp desenvolveu uma tecnologia de eletrólise de água alcalina de alta eficiência. Com mais de 600 projetos e unidades eletroquímicas em todo o mundo com um total de mais de 10 gigawatts, a thyssenkrupp possui conhecimento profundo em engenharia, compras e construção destes complexos.

Combinando a necessidade de baixo CAPEX, baixo OPEX, tecnologia confiável e execução sólida de projetos para viabilização de projetos de hidrogénio verde de escala mundial, a Air Products e a thyssenkrupp estão comprometidas na implantação de complexos económicos de hidrogénio verde com dimensões de gigawatt.