A Ambiente Magazine.pt esteve, ontem, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, para a celebração do quinto aniversário do Programa HOSPES, um Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade realizado pela Associação Hoteleira de Portugal (AHP). A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
A AHP atribuiu um total de 53 Selos de Responsabilidade Social “We Share” e 101 Selos de Sustentabilidade Ambiental “We Care” a várias unidades hoteleiras, referentes ao seu compromisso com o Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental no ano de 2017.
Os Selos visam distinguir as unidades hoteleiras que contribuem para o desenvolvimento sustentável da atividade, através da participação no Programa HOSPES e conferir notoriedade e reconhecimento perante os hóspedes e stakeholders da indústria.
O ano 2017 foi considerado o melhor ano de sempre para o turismo e para a hotelaria e Raul Martins, presidente da AHP, afirma que “é com grande orgulho, empenho e convicção que constatámos que o Programa HOSPES acompanhou estes recordes”, conseguindo doar, “só no ano passado, 21.754 bens.”
Em cinco anos de Programa HOSPES, Cristina Siza Vieira, diretora executiva da AHP, faz um balanço positivo: “Foram entregues 48 mil bens e equipamentos, entre eles camas e colchões, mobiliário, roupas de cama e casa de banho, equipamentos de cozinha, equipamentos elétricos e eletrónicos”.
Estima-se que, entre 2013 e 2017, o valor destas doações por parte dos hotéis tenha atingido os 800 mil euros. Por seu turno, o custo de substituição dos bens e equipamentos doados por novos terá sido aproximadamente de 3,2 milhões de euros.
Enquadramento do Programa HOSPES
Este programa surgiu em 2012, no “contexto de crise económica. Na altura, pensou-se em fazer algo que não fosse tão evidente do ponto de vista de relevo económico, mas sim do ponto de vista do relevo social”, explica a diretora executiva.
A AHP criou, então, um projeto que consistia na doação de colchões usados de unidades hoteleiras associadas, em bom estado de conservação, mas em vias de substituição, a instituições de ação social (IPSS), através da articulação da AHP.
A ação teve uma resposta imediata, tanto a nível de doações de hotéis, como de solicitações por parte das instituições e, rapidamente, deixaram de ser só colchões os materiais doados.
O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, sublinhou que “a AHP quer chegar mais longe e envolver mais associados e hoteleiros no Programa”.
No decorrer da Cerimónia foi ainda entregue pelo Ministro do Ambiente ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, o resultado pecuniário do Prémio Electrão by AHP. Este projeto de Sustentabilidade Ambiental da AHP, em parceria com a AMB3E, visa recolher, para tratamento e valorização, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA).
Quanto ao Programa HOSPES, João Pedro Matos Fernandes mostrou total disponibilidade face a uma parceria entre o seu ministério e as cadeias hoteleiras no sentido de, por exemplo, “encontrar formas de utilizar, de maneira privilegiada, bicicletas, motas elétricas e transportes partilhados”, acreditando que os hotéis são “promotores deste tipo de projetos.”