Águeda: Um território mais verde, limpo e saudável
Águeda é um dos municípios mais sustentáveis do país. Define a sua atuação em função das dinâmicas locais, e dos compromissos assumidos a nível nacional e internacional, sendo exemplo, o Pacto para dos Autarcas para o Clima e Energia e, mais recentemente o Acordo Cidade Verde (Green City Accord). A Câmara Municipal de Águeda defende uma ação ambiental sustentada e consistente, com um forte envolvimento das comunidades locais, implementando medidas para tornar as cidades espaços mais verdes, limpas e saudáveis.
O município compreende a importância de agir local, pensando global! Para tal, desempenha um papel central na gestão ambiental municipal, bem como na própria responsabilidade ambiental, desenvolvendo um conjunto de ações e esforços que se estendem da educação ambiental à inovação tecnológica, passando pelo sistema de gestão de resíduos e a limpeza do espaço público, pela criação e manutenção de espaços verdes, ações de remoção de espécies exóticas e infestantes, fomento da biodiversidade e interpretação da natureza, implementação de medidas de gestão e eficiência energética, prevenção e combate a incêndios, adaptação e mitigação das alterações climáticas, redução as emissões de CO2, entre muitas outras. A estratégia que integra nesta área está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e nos compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo município. A cidade preconiza, desta forma, um conjunto de medidas previstas em planos, como por exemplo, o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas para o concelho de Águeda. Este compila algumas das ações e medidas já implementadas, em curso ou ainda a desenvolver, tais como a rede de sensores ambientais instalada no território, o Plano de Drenagem para a cidade de Águeda, as intervenções de reabilitação de rios e ribeiras, as ações de sensibilização e educação para a comunidade, entre outras medidas quer na área da adaptação quer mitigação das alterações climáticas, nas áreas da mobilidade, edifícios, economia circular e energia.
A Câmara Municipal de Águeda tem em curso vários projetos, como o Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab (cofinanciado pelo Fundo Ambiental), onde através de uma das iniciativas – “Resíduos com valor!”, cada cidadão tem ao seu dispor uma máquina de separação de resíduos que atribui pontos em função do tipo de resíduo introduzido, Estes podem, posteriormente, ser trocados por diversos benefícios! Fruto destes e de outros projetos, medidas e ações implementadas por todo o concelho, o município tem sido distinguido por organismos nacionais e internacionais pelas suas boas práticas na área ambiental, sendo, por isso, uma referência.
Os desafios para a gestão do ambiente são enormes, estendendo-se muito para além da recolha e tratamento de resíduos, do saneamento básico ou do abastecimento de água potável. A consciencialização dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável, bem como ter cidadãos pró-ativos e ambientalmente responsáveis são pilares essenciais da sustentabilidade, mobilizando-os em torno destas matérias, são desafios constantes e que têm como objetivo a consolidação de uma cidade menos poluente, mais inovadora, sustentável e resiliente, com melhor qualidade de vida para os cidadãos.
A aposta que tem sido feita ao nível ambiental, leva a crer que os próximos anos serão de consolidação e reforço das medidas que têm sido implementadas, que fazem de Águeda um concelho com uma consciência ambiental forte, que cuida e valoriza o seu património natural, procurando que fique melhor para as gerações futuras. Um território mais verde, limpo e saudável, para todos os que cá vivem, estudam, trabalham ou visitam!