Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, Cascais apresentou a sua mais recente estratégia para a Água, que passa pela utilização da água residual tratada para a lavagem de ruas e passeios, desde o início deste ano.
Com o objetivo de reduzir o uso de água potável para estes fins, a iniciativa pretende igualmente promover a reutilização do recurso dentro de um modelo de economia circular, além de mitigar os impactos da seca.
O trabalho está a ser feito pela Águas do Tejo Atlântico, responsável pela gestão da ETAR da Guia, depois de em 2024 a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) ter emitido a licença para a concretização do projeto.
Processo de reciclagem da água
Os camiões-cisternas recolhem a água tratada na ETAR e transportam-na até aos locais onde é utilizada para a lavagem das ruas. Atualmente, os 54m³ diários de água residual tratada destinados a esta função representam cerca de metade das necessidades de limpeza do concelho.
Além disso, ao longo do processo, são feitas análises laboratoriais para garantir a qualidade da água para reutilização, assegurando o cumprimento dos requisitos legais de segurança e inocuidade.

Assim, em 2025, estima-se que o volume de água reutilizada para a limpeza urbana varie entre 54m³ e 100m³ por dia. No futuro, prevê-se um aumento progressivo desse volume, com a expansão do seu uso para a lavagem de contentores e a rega de espaços verdes.
“Este é o caminho! Eu não tenho dúvidas nisso e só está dependente da nossa capacidade criativa, já que a ciência e a tecnologia, neste caso, vão à frente”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que “mesmo que possa parecer pouco, mesmo que possam parecer poucos metros cúbicos, perante a dimensão global, pelo menos damos um passo”.
O evento, que teve lugar na Fábrica da Água da Guia, em Cascais, contou ainda com as intervenções de Luís Almeida Capão da Cascais Ambiente, e Nuno Brôco, Presidente da Águas do Tejo Atlântico. Todos os presentes foram convidados a uma visita às instalações para conhecer este processo de reciclagem da água.