Vai iniciar-se a reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Rosário, assim como de parte do sistema intercetor, infraestruturas que irão servir a população e garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos.
Decorreu esta quinta-feira, 19 de agosto, a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada do Sistema de Transporte e Tratamento de Águas Residuais do Rosário entre a AgdA (Águas Públicas do Alentejo) e a SADE (Compagnie Génerale de Travaux d’Hydraulique – Sucursal).
De acordo com a AgdA, a nova ETAR está dimensionada para “tratar as águas residuais de uma população de cerca de 468 habitantes-equivalentes”, pertencentes à população do lugar do Rosário, no concelho de Almodôvar.
Representando um investimento total de 836 mil euros, a ETAR do Rosário tem um prazo de construção de 150 dias, refere a empresa.
A presente empreitada compreende ainda a obra de construção de uma estação elevatória, no local onde atualmente se localiza a ETAR da Bacia A, que será desativada e demolida, bem como de uma conduta para transporte do efluente para a ETAR a reabilitar.