Foi assinado, esta quinta-feira, 14 de julho, o contrato da Empreitada de Conceção/Construção da Reabilitação da ETA de Alvito entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo e a Acciona Agua, pelo valor de 2.257.963,39 euros com um prazo de execução de 415 dias, onde se inclui a elaboração do projeto de execução.
Com vista à melhoria do funcionamento da instalação, a empreitada contempla “intervenções nas infraestruturas de captação e otimização das condições de algumas etapas de processo de tratamento”, prevendo ainda a “renovação de uma das estações elevatórias (ETA de Alvito- Reservatório da Forca)”, refere uma nota divulgada pela AgdA.
Com estas intervenções é elevada a “fiabilidade em quantidade e qualidade do abastecimento de água às populações servidas por este Sistema de Abastecimento de Água”, dos concelhos de Alvito, Cuba, Viana do Alentejo, Vidigueira e ainda o concelho de Portel, através da Águas do Vale do Tejo.
A ETA do Alvito serve atualmente uma população de 24 mil habitantes, e tem uma capacidade máxima de tratamento de 360 m3/h.
De acordo com a AgdA, esta empreitada permite “potenciar a utilização de infraestruturas públicas implantadas no território”, o que contribui para uma “gestão integrada da utilização de recursos hídricos, crucial para uma região caraterizada pela escassez hídrica”. Além disso, também “prepara a ETA de Alvito para fazer face às variações de qualidade da água existente”, fruto dos fenómenos associados às alterações climáticas que se fazem sentir na região.
Esta empreitada é cofinanciada pelo POSEUR.