Foi assinado, a 23 de fevereiro, o contrato da Empreitada de Conceção-Construção da nova ETAR do Ciborro entre a Águas Públicas do Alentejo e a AMBIÁGUA. O investimento é de quase dois milhões de euros, com um prazo de execução de 445 dias, onde se inclui a elaboração do projeto de execução.
Localizada no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais foi dimensionada para uma carga orgânica de 900 habitantes-equivalentes e terá uma capacidade de tratamento de 197 m3/dia de águas residuais.
Um dos objetivos desta obra é melhorar as condições de descarga de água residual da localidade do Ciborro, uma vez que a ETAR existente não cumpre as normas de descarga de águas residuais no meio hídrico.
A nova ETAR será equipada com tecnologia que abrange diversas operações unitárias de tratamento, tais como tratamento preliminar, tratamento biológico por lamas ativadas em regime sequencial, espessamento gravítico na fase sólida e desodorização por biofiltro na fase gasosa. Contará ainda com uma linha dedicada para tratamento complementar de desinfeção do efluente, tendo em vista a sua reutilização interna, com possibilidade de produção no futuro de água para reutilização (ApR).