O monumento do século XVIII, reconhecido como Património Mundial da UNESCO, está em obras para preservar o legado da zona ribeirinha da cidade. Com a presente requalificação, a fonte vai voltar a disponibilizar água segura, potável e de qualidade à comunidade.
Com o objetivo de valorizar a traça original da Fonte da Ribeira, também conhecida como Fonte de São João, a empresa municipal Águas e Energia do Porto encontra-se a requalificar o monumento de estilo barroco.
Os trabalhos incluem a renovação dos circuitos hidráulicos, a restauração e impermeabilização do tanque semicircular (adaptação para um sistema de recirculação), o tratamento de água e melhoria da eficiência hídrica, a requalificação das peças metálicas e a instalação de um sistema de iluminação cénica com tecnologia LED de baixo consumo.
A disponibilização de água potável da rede pública será assegurada pelas duas bicas já existentes, que também serão renovadas, e com a instalação de um novo sistema de sensores de aproximação. O objetivo é garantir um uso mais eficiente, responsável e sustentável deste recurso hídrico com soluções que aliam a tradição à inovação.
A requalificação da Fonte da Ribeira reforça o compromisso municipal com a preservação do património cultural e histórico da cidade, aliando-o, na sua essência, ao fornecimento seguro e de qualidade da água potável à população.
De referir que o histórico monumento, construído no século XVIII por ordem de João de Almada e Melo (presidente da Junta de Obras Públicas), no eixo da Praça da Ribeira, ocupa o espaço correspondente a um edifício de três andares.
Na sua estrutura arquitetónica, a fonte ostenta o escudo das armas de Portugal, sob as quais está um nicho onde se encontra a imagem de S. João Baptista, de autoria de João Cutileiro. Outrora, o monumento, construído em cantaria de granito, teve uma grande importância no abastecimento de água à cidade do Porto, sendo um ponto de encontro para a população local.