Águas do Vale do Tejo investe mais de 2 milhões de euros para melhorar abastecimento na região das Beiras

Para garantir um sistema de abastecimento mais resiliente na região da Beira Baixa e melhorar a qualidade da água fornecida, designadamente ao concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, foi concluída, no terceiro trimestre de 2023, a “Empreitada de Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor”.

Executada pela Águas do Vale do Tejo, a obra representa um investimento na ordem dos 2,3 milhões de euros, que se espera venha a ser comparticipada em 1,8 milhões de euros, pelo POSEUR (operação em overbooking).

Este investimento é essencial para melhorar a resiliência do sistema de abastecimento de água à população do concelho de Penamacor. A operação do sistema verá reduzidos os impactes sociais e ambientais associados à sua exploração permitindo alcançar melhorias significativas na fiabilidade do serviço prestado e na redução dos custos de energia dado que o transporte de água é gravitíco. Serão, também, reduzidas as perdas de água decorrentes das roturas que se verificavam devido à desadequação funcional do sistema.

O investimento agora concretizado permitirá responder a cenários cada vez mais exigentes de escassez hídrica e contribuir para mitigar os efeitos das alterações climáticas.