A BioSmart, do Grupo NOV Ambiente e Energia, tem sido um parceiro regular da Águas do Vale do Tejo, garantindo, ao longo dos anos e via procedimento público, a prestação de diversos serviços nas suas infraestruturas.
Nos últimos meses, a BioSmart foi contratada para a execução de dois serviços distintos, na área denominada “Polo Alentejo”, que, no seu conjunto, poderão significar uma faturação total superior a 1,8 milhões de euros.
O primeiro contrato, com um prazo de nove meses, visa recolher, transportar e encaminhar a destino final adequado cerca de três mil toneladas de lamas de ETA (Estação de Tratamento de Águas) provenientes de cinco instalações. As unidades da AdVT em causa, Apartadura, Caia, Póvoa, Monte Novo e Vigia, dispersas por uma extensa área, são servidas pelas instalações da BioSmart em Beja e em Castelo Branco.
O segundo contrato tem como objeto a recolha, transporte e encaminhamento para destino final de Lamas das ETAR e EEAR (Estações de Tratamento e Estações Elevatórias de Águas Residuais). Estão abrangidas 60 instalações de diversos concelhos dos distritos de Évora e Portalegre, podendo o acondicionamento ser garantido através de contentor ou de silo. Em diversas instalações, as lamas estão armazenadas em leitos de secagem, pelo que os trabalhos serão executados através do processo de limpeza mecânica e/ou manual, sendo repostas as condições iniciais destes leitos. Estima-se que, durante o período máximo previsto (36 meses), sejam encaminhadas a destino final 31.966 toneladas de lamas, para as instalações da BioSmart em Beja e em Ansião.