O Dia Mundial do Saneamento “World Toilet Day” foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2013 e celebra-se anualmente a 19 de novembro. Esta resolução reflete uma “preocupação humanitária pela defesa dos direitos do indivíduo”, nomeadamente no “acesso ao saneamento”. A carência de serviços de água e saneamento é uma “ameaça à saúde, à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico e social”.
Face a esta realidade á Aguas do Tejo Atlântico quis assinalar a efeméride, através de várias ações que “promovam a adoção de boas práticas ambientais” por forma a “melhorar a ´relação` das pessoas com as sanitas”, relembrando o que “estas não são locais onde se deve colocar lixo”, para o bem das redes de saneamento e para a eficácia do serviço “invisível” prestado pelas “Fábricas de Água”.
Assim, a entidade lança, esta quinta-feira, o “Suporte (pendurante) para portas de WC!”. De acordo com a empresa, estes suportes de comunicação vão contribuir para difundir a mensagem – Para onde não deve ir… – cabelos, cotonetes, toalhetes, ganchos, pensos, plásticos e outros.
Nesta primeira-fase, foram produzidos cerca de 100 mil suportes de portas que serão distribuídos através de vários meios, nomeadamente nos respetivos SMAS e Serviços Municipais dos 23 municípios servidos pelo sistema gerido pela Águas do Tejo Atlântico, bem como, através da EPAL que se associou à Águas do Tejo Atlântico nesta iniciativa.
Paralelamente, a empresa lançou um desafio nas redes sociais da empresa, para quem queira solicitar diretamente o referido suporte e quem queira partilhar (partilha de foto) a sua colocação na porta da casa de banho de sua casa (ou onde melhor considerar).
A Tejo Atlântico não tem dúvidas que a “atitude da social e o comportamento de cada indivíduo” são “essências para a melhoria das condições ambientais e um contributo para o desenvolvimento das cidades verdes”.
“Já se perguntou o que acontece quando carrega neste botão?”
No âmbito das cidades verdes, a empresa lembra que Lisboa é a Capital Verde Europeia e, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, vão lançar a campanha informativa “Já se perguntou o que acontece quando carrega neste botão?” (de novo promovendo a boa “relação” com a sanita) que, tal como os suportes das portas, visa “alertar para a questão os resíduos colocados indevidamente na sanita e ainda relembrar as pessoas sobre a importância dos serviços de tratamento da água usada em casa, um trabalho complexo, realizado 24/24h, essencial à saúde pública e ao ambiente”.
Esta campanha especifica arranca no arranca dia 25 de novembro na rede de Mupis da Câmara Municipal de Lisboa e nos Tomis podendo ser vista em 55 pontos das cidade e também nas redes sociais.
Para finalizar as ações, realizadas no âmbito do Dia Mundial do Saneamento, a Tejo Atlântico vai organizar, esta quinta-feira, uma videoconferência sobre o destino da água usada, o papel da empresa na economia circular e a preservação dos recursos hídricos, dirigida aos mais novos e Integrada no Programa Eco-Escolas, em parceria com o município de Vila Franca de Xira, Da parte da tarde, em Torres Vedras, no âmbito do Projeto “O mar começa aqui” da ABAE, em parceria com os SMAS de Torres Vedras o graffiter Marcelo Gomes vai pintar uma sargeta junto à Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, concluindo assim os trabalhos de pinturas das sargetas, iniciados no Dia Nacional do Mar.