O projeto “The Linear Path to Circularity!” da Águas do Tejo Atlântico está nomeado para os IWA Project Innovation Awards 2024 na categoria: Market-changing Water Technology & Infrastructure. Trata-se de uma iniciativa da IWA – International Water Association que, à semelhança do Comité Olímpico Internacional, reúne os principais protagonistas do setor da Água (neste caso, de dois em dois anos) e atribui as mais altas distinções aos projetos do setor deste bem essencial, com gestão impactante na sustentabilidade do Planeta.
Este ano, as “olimpíadas da água” (World Water Congress da IWA) contam com 8.900 conferencistas de 102 países, evento onde uma empresa do Grupo Águas de Portugal está nomeada para os 2024 IWA Project Innovation Awards.
Desde 2017, a Águas do Tejo Atlântico delineou uma trajetória linear para alcançar a Circularidade da Água, uma necessidade ambiental urgente e estratégica. Através de uma liderança objetiva, a empresa garante ter contribuído para uma “Transformação Estrutural”, evoluindo conceitos, tais como de ETAR para Fábricas de Água e criando a marca registada “água+” para promover o uso urbano, agrícola e industrial de água reciclada não potável. E afirma ter adotado esta estratégia mesmo antes da revisão das diretrizes legais, acreditando assim que “contribuímos para acelerar um processo de elevada relevância para a comunidade e território”. Através de várias campanhas de comunicação, positivas e proativas, a Águas do Tejo Atlântico envolveu a comunidade, gerando uma ambição coletiva fundamental para o desenvolvimento de Políticas e Legislação.
Realizou também parcerias dinâmicas que incluem, entre outros, a comunidade científica, municípios e ONGs, estabelecendo metas científicas alcançáveis. Realizou o evento “Caminho da Inovação”, reunindo mais de 4.000 pessoas nas suas várias edições, e implementou projetos-piloto para desenvolver práticas sustentáveis apoiadas no conceito de proximidade local e necessidade. Com um plano estruturado de produção e monitorização da qualidade da água, garantiu a saúde pública. Em 2023 produziu (usou e vendeu) 3,2 milhões de m3 de água reciclada (2,8Mm3 em 2022) para diversas aplicações, como sistemas de climatização (IKEA Loures), irrigação de jardins públicos (Mafra e Parque das Nações), limpeza de ruas (vários) e campos de golfe (em perspetiva). Na Jornada Mundial da Juventude recebeu o Papa com um tapete verde regado com água reutilizada, economizando 578.400 m3 de água potável.
Para VIRAR mentalidades, produziu 15.000 litros de cerveja VIRA, demonstrando a segurança da água reciclada e promovendo a adoção de novas práticas circulares. Com a marca registada “água+” (Água para reutilização – um produto com origem nas suas Fábricas de Água) promoveu o uso responsável da água como uma alternativa sustentável para mitigar as mudanças climáticas e para o futuro da gestão hídrica.
Os objetivos gerais do projeto da Águas do Tejo Atlântico são promover a circularidade da água e a sustentabilidade hídrica, visando mitigar os impactos ambientais e promover uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Objetivos específicos que incluem a evolução dos conceitos tradicionais de tratamento de águas usadas, envolver a comunidade, estabelecer parcerias científicas e técnicas, desenvolver projetos-piloto sustentáveis, garantir a qualidade da água, promover o uso seguro da água reciclada e contribuir para a mudança de mentalidades e hábitos em relação à gestão hídrica e à sustentabilidade ambiental.
A transformação de mentalidades, através de conceitos e experiências, sustentados em projeto reais e seguros (bem como em estudos e mercados com base científica), é um primeiro passo para desbloquear a procura de outros níveis de bem-estar comunitário que impliquem o uso eficiente, mas também, o recurso a novas origens de água, circulares, que adequem a qualidade ao uso, evitando sobre-tratamento (ao nível da água potável) para usos não potáveis (como lavagens de ruas, rega de jardins, lavagem de contentores ou veículos, entre tantos outros exemplos). A tecnologia existe e está disponível para tratar águas usadas e conferir a qualidade adequada para usos urbanos, agrícolas e industriais.
O projeto da Águas do Tejo Atlântico “The Linear Path to Circularity!” destaca-se por diversos fatores de inovação. Primeiro pela mudança de paradigma ao transformar o tratamento linear de águas residuais – onde o produto final é a rejeição de um “resíduo” – para circular, num processo passível de encarar de frente a Circularidade Económica, através de um processo industrial onde se evolui de “resíduo” para “Matéria-Prima” e que, através das “Fábricas” de Água transformamos em novos produtos essenciais (água+, biolamas+ / fertilizantes, energia verde, bio-nutrientes, entre outros).
Fomentar uma mudança estrutural sustentada em conceito e mudanças seguras que produzam vantagens sustentáveis para pessoas e territórios é o percurso que se está a realizar e que pretende inspirar parceiros para este caminho linear para a Circularidade.
Ao criar a marca registada “água+” a Águas do Tejo Atlântico pretende diferenciar um produto circular pelas suas qualidades intrínsecas capazes de incentivar o uso de água para reutilização para fins não potáveis.