A Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) e a Águas do Tejo Atlântico acabam de celebrar uma parceria, no âmbito da qual ambas as organizações vão alinhar a sua visão estratégica, sinergias e iniciativas comuns com foco na diversidade organizacional.
Esta parceria, segundo um comunicado da Águas do Tejo Atlântico, insere-se na visão estratégica da PWN Lisbon definida para a “diversidade e a igualdade de oportunidades corporativas e no quadro da qual se prevê a associação colaborativa a parceiros de negócios, empresas privadas, instituições públicas e outras organizações relevantes”. A rede de parceiros da PWN Lisbon, na qual se incluem players nacionais e internacionais e, agora também a Águas do Tejo Atlântico, abrange “marcas representativas dos diferentes setores estratégicos da sociedade, assegurando a transversalidade e a diversidade que caracterizam o tecido empresarial português”, precisa o comunicado.
Ana Silveira, presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, salienta a “importância do papel que a PWN desempenha no desenvolvimento profissional das mulheres, porque acredita que as empresas são tanto mais ricas quanto maior for a diversidade e o equilíbrio, passando pelo género, pela cultura e pelas ideias. Se as empresas não aproveitarem a contribuição de ambos os géneros estão a desperdiçar uma parte substancial do seu potencial de desenvolvimento”.
A igualdade de género assume tal relevância no contexto do mundo empresarial atual que corporiza um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em Portugal, existe um quadro legal que exige a execução de medidas para o seu cumprimento e cabe a cada uma das organizações assumir no seu top of mind a disponibilização das melhores condições para a sua implementação efetiva. Esta parceria propõe-se, assim, “promover iniciativas relacionadas com a diversidade nas suas várias dimensões, nomeadamente acesso ao emprego, formação, condições de trabalho, proteção na parentalidade e conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional”, referem as entidades.
No contexto desta colaboração, a Águas do Tejo Atlântico poderá participar e beneficiar dos programas da PWN Lisbon (Liderança, Mentoring, Youth, Women on Board e Engaging Men), bem como das suas ações de role model, formação e networking, numa lógica de partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon, por sua vez, passará a integrar ações estratégicas da Águas do Tejo Atlântico e a usufruir de recursos e espaços enquadrados na parceria.
Para Ana Torres, presidente da PWN Lisbon, “esta parceria permite a junção do foco das Águas do Tejo Atlântico nos seus colaboradores e nas várias dimensões da igualdade de género, à capacidade de operacionalização de iniciativas que caracteriza a PWN Lisbon, assumindo-se como uma mais-valia para toda a comunidade interessada na promoção da diversidade corporativa”.