O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, inaugurou este sábado, 19 de agosto, a 41ª edição da ALPIAGRA- Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça acompanhado pela Presidente do Município, Sónia Sanfona.
A AR-Águas do Ribatejo que marca presença no evento destaca que a sustentabilidade é palavra-chave nesta edição onde “se usa um copo reutilizável para matar a sede com água da torneira ou vinho da região”.
Na visita ao stand da AR-Águas do Ribatejo, Sónia Sanfona e membro dos órgãos sociais da AR, revelou os investimentos realizados nos sistemas de abastecimento e saneamento nos sete municípios.
Já o Secretário de Estado sublinhou a particularidade do sistema intermunicipal da AR integrar apenas Municípios na estrutura acionista e gerir os sistemas em alta e em baixa e felcitou o evento por realçar a importância da sustentabilidade e das boas práticas ambientais.
A AR gere todo o processo desde a captação da água à entrega no local de consumo e, no saneamento, desde a recolha das águas residuais até à devolução ao meio hídrico após o tratamento eficaz em ETAR.
A empresa ofereceu simbolicamente uma garrafa de vidro reutilizável com rolha de cortiça do Ribatejo ao representante do Governo e à auatarca para reforçar a importância do uso da água da rede pública e da redução do uso do plástico.
O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro recordou ainda que nas reuniões do Conselho de Ministros e em todos os Ministérios se bebe água da torneira servida em garrafas semelhantes: “A água é fundamental também para o sucesso da agricultura que tem no concelho de Alpiarça um peso significativo”.
A ALPIAGRA decorre até domingo 27 de Agosto, com exposições das atividades agrícolas e comerciais, artesanato, gastronomia, atividades para todas as idades e os concertos com artistas e bandas de topo no palco principal.
As entradas são livres e a organização espera milhares de visitantes na maior feira do concelho onde pode conhecer o melhor de Alpiarça.