A Águas do Ribatejo está a concluir um plano de limpeza, higienização, desinfeção bacteriológica e e inspeção de 117 reservatórios de abastecimento de água nos sete concelhos onde assegura a captação, tratamento e distribuição de água em baixa.
A operação, “iniciada no dia 2 de janeiro, inclui 159 células de armazenamento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas”, refere a empresa em comunicado à imprensa.
A AR realiza este procedimento todos os anos com o objetivo de monitorizar os reservatórios e equipamentos e de garantir a desinfeção das células onde armazena a água para abastecimento público.
A existência de sistemas alternativos, alguns implementados recentemente, e a duplicação das reservas de água, permite garantir o abastecimento durante a maioria das intervenções.
O plano contempla intervenções diárias ao longo de dois meses. Esta semana estamos a intervir no concelho da Chamusca e na próxima será a vez de Torres Novas.
Haverá ligeiros impactos no serviço de abastecimento por períodos curtos e em horários de baixo consumo.
Os trabalhos, que exigem um elevado esforço financeiro por parte da empresa, visam manter a qualidade e segurança do abastecimento de água.
Neste momento a AR apresenta uma taxa de cerca de 100 % de cumprimento dos valores paramétricos analisados por laboratório certificado num universo de cerca de 10 mil análises anuais. Os boletins de análise são auditados pela Entidade Reguladora que classificou a água da AR como de “Boa Qualidade” e atribuiu o selo de água de qualidade exemplar para consumo humano.
A Águas do Ribatejo apela à compreensão dos clientes e consumidores, certa da importância da exigência destas operações para continuar a garantir um abastecimento seguro e de qualidade.