Águas do Ribatejo junta-se às escolas da região para assinalar Dia Nacional da Água
No âmbito do Dia Nacional da Água que se celebra a 1 de outubro, a Águas do Ribatejo e as escolas da região promovem, esta sexta-feira, várias ações com o objetivo de reforçar as boas práticas para melhorar a sustentabilidade do planeta.
Em Benavente será promovido um piquenique “zero resíduos” após uma manhã de atividades à volta na água na margem do rio Sorraia. A preparação da ementa envolverá as famílias, os professores e a nutricionista das cantinas escolares. E todos os materiais a usar serão reutilizáveis desde o prato, talheres, guardanapos e o copo para a água.
Nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, que integram a AR, haverão atividades didáticas e de aprendizagem com a água como elemento comum.
Numa nota, a Águas do Ribatejo refere que todos os participantes vão realizar experiências sensoriais com a água com o uso dos cinco sentidos, uma vez que, a água pode ser “observada, escutada, cheirada, tocada e saboreada”.
A iniciativa é da parceria “Hidrodinâmicas” que envolve a Câmara Municipal de Benavente (CMB), a Águas do Ribatejo (AR), a Associação de Defesa do Consumidor DECO, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), o Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB) e as escolas dos agrupamentos de escolas de Benavente e de Samora Correia.
A bióloga Ana Palmar, coordenadora do projeto, e em representação do Município refere que “pretende-se estimular nas gotinhas participantes a valorização da água. Reforçar a consciência da necessidade de mudança de comportamentos para gerir melhor este bem-comum essencial para todos os seres vivos e equilíbrio dos ecossistemas”.
O programa comemorativo do Dia Nacional da Água inclui o lançamento do concurso para criação da mascote “Pezinho de chuva” e a jornada termina com a apresentação de uma coreografia com ritmos fortes e dança. Sempre com a água por perto. Porque sem água, não há vida!