Águas do Ribatejo integra projeto internacional de inovação na gestão de águas subterrâneas
A (AR) Águas do Ribatejo EIM, é uma das três entidades nacionais envolvidas no projeto AQUIFER – Instrumentos inovadores para a gestão integrada de águas subterrâneas num contexto de escassez crescente de recursos hídricos. O Instituto Superior de Agronomia e a Parceria Portuguesa para a Água são as duas entidades portuguesas ao lado de quatro parceiros espanhóis e dois franceses.
No âmbito deste projeto, realizar-se-á no próximo dia 29 de março, segunda-feira, uma sessão de apresentação deste projeto. Entre as 10h00 e as 12h00, a sessão vai decorrer por via zoom e mediante inscrição prévia, feita aqui.
O programa da conferência terá uma apresentação do projeto AQUIFER e uma mesa redonda sobre “A importância das águas subterrâneas e desafios à sua gestão em contexto de escassez hídrica” que contará com oradores de Espanha e França, pode ler-se numa nota de agenda da entidade municipal.
Num contexto de crescente escassez de recursos hídricos, o AQUIFER visa capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos. Pretende-se desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criando novas sinergias.
O plano de ação prevê que a maior parte dos ensaios e trabalhos a realizar em Portugal ocorram na área de influência da Águas do Ribatejo nomeadamente na envolvente dos rios Tejo e Sorraia. Serão testadas práticas inovadoras de preservação ambiental e gestão de águas subterrâneas, para os diferentes usos existentes: ambientais, consumo humano, agrícolas e industriais.
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para monitorizar os aquíferos e as relações com rios e zonas húmidas é um outro objetivo, segundo a nota da Águas do Ribatejo.