O Jogo da Água, promovido pela Águas do Ribatejo (AR), em parceria com a DECO, desafiou alunos dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo no concelho de Benavente.
O Jogo da Água é uma versão gigante do célebre Jogo da Glória com perguntas de conhecimento, cartas de sorte ou de azar e desafios numa saudável competição onde todos ganham. Num tabuleiro de 25m2, os alunos são peões na caminhada até à posição 30.
“Na Escola Fonte dos Escudeiros em Samora Correia, as crianças revelaram ter o tema bem estudado e passaram com distinção nas provas e desafios. E, em Benavente, na Escola das Areias, a água é tratada como uma amiga de todos”, pode ler-se num conta, divulgada pela AR.
Suzana Pestana, formadora da Associação de Defesa do Consumidor, explica que “a água da rede pública é mais saudável, mais amiga do ambiente e mais económica”. Nestas sessões, a responsável partilhou um conselho: “Façam como eu. Usem uma garrafa reutilizável. Reduz a produção de plástico e é muito mais barata”.
A propósito da qualidade da água da rede pública, Suzana Pestana assegura que “a AR faz análises rigorosas: na região temos água de confiança”.
As ações de sensibilização sobre a importância da água e do seu uso racional integram-se no plano de sensibilização e educação ambiental que a AR promove nos sete municípios, em parceria com a DECO e as autarquias. Esta campanha de sensibilização dá continuidade ao trabalho sobre o tema água, realizado durante este ano letivo nas escolas.
No concelho de Benavente a gotinha da AR chegou a mais de 750 alunos dos jardins de infância e 1.º ciclo, bem como cerca de 50 professores, terapeutas e auxiliares, com quem têm desenvolvido as atividades hidrodinâmicas.
A Águas do Ribatejo e a DECO vão continuar a percorrer os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas onde asseguram água de qualidade a mais de 140 mil consumidores.