A AR Águas do Ribatejo EIM, SA e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) são entidades que integram a parceria Iniciativa Tejo da ANP|WWF Portugal, que ao longo de três anos vai implementar medidas que contribuam para gestão sustentável dos recursos hídricos da Lezíria do Tejo.
A Águas do Ribatejo é responsável pela captação, transporte, tratamento e distribuição de água para consumo humano nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos que fazem parta da CIMLT, e inclui ainda o concelho de Torres Novas no médio centro. A empresa intermunicipal trata também as águas residuais de 140 mil pessoas que vivem e trabalham nestes municípios. Esta água após o tratamento é devolvida ao ciclo urbano da água através das linhas de água que correm para o Tejo e Almonda.
Francisco Oliveira, presidente da Águas do Ribatejo, explica que “esta participação surge na sequência do envolvimento da AR nas comissões técnicas da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) e num conjunto de projetos de investigação e inovação nacionais e internacionais em parceria com universidades e a comunidade científica”.
Por sua vez, Pedro Ribeiro, presidente da CIMLT e do Município de Almeirim, afirma que “não há tempo a perder” e “o que for feito nestes três anos será fundamental para garantir água de qualidade e em quantidade suficiente na região”.
Lei mais sobre o projeto da ANP|WWF: https://www.ambientemagazine.com/anpwwf-lanca-projeto-para-gestao-da-agua-do-rio-tejo/