O concurso público para a empreitada de ampliação das reservas de água para abastecimento na Glória do Ribatejo e Cocharro, no concelho de Salvaterra de Magos foi lançado no dia 8 de julho, com um custo previsto de 300 mil euros acrescidos de IVA, anuncia a Águas do Ribatejo (AR).
O caderno de encargos prevê a “construção de uma segunda célula com uma capacidade de 400 m2 de apoio ao reservatório existente” que permitirá “atingir 1000 m3 de reserva de água tratada para abastecimento público”, lê-se num comunicado.
Segundo a AR, a adução do sistema e dos reservatórios será feita por bombagem com recurso a estações elevatórias a partir da captação e da Estação de Tratamento de Água de Marinhais (ETA) que assegura também o tratamento da água que abastece Marinhais e Granho.
As obras devem arrancar no quarto trimestre de 2021 e têm um prazo de execução previsto de seis meses.
A empresa vai continuar o seu plano de reforço da capacidade de abastecimento, da reabilitação dos reservatórios e da ampliação e substituição de redes de abastecimento com intervenções programadas nos sete concelhos que integram a empresa intermunicipal.
A AR já duplicou as capacidades de reserva de água, ao mesmo tempo que está a investir no combate às perdas de água com substituição de condutas e ramais de modo a reduzir a ocorrência de roturas e outras anomalias que obrigam à suspensão do abastecimento para a sua reparação.