No âmbito do Dia Nacional da Conservação da Natureza, que se assinala esta sexta-feira, 28 de julho, a AR-Águas do Ribatejo reforça a importância para o uso eficiente da água e para as práticas amigas do ambiente na recolha e tratamento das águas residuais.
Jovens vindos de todo o mundo para a Jornada Mundial de Juventude acrescentam os seus contributos em eventos que decorrem nos sete municípios que integram a AR e que acolhem milhares de peregrinos provenientes de variadas latitudes.
Num dos grupos pintam-se murais e grelhas de sumidouros com imagens que alertam que todo o “lixo” que aparece no mar é colocado por mão humana.
Nas visitas às ETAR- Estações de Tratamento de Águas Residuais, os alunos verificam in loco cotonetes, toalhas, cabelos, lâminas descartáveis e pequenas embalagens, colocados pela mão humana nas sanitas e ralos.
A comemoração do Dia Nacional da Conservação da Natureza coincide com a data da fundação da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a primeira e mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal. As Nações Unidas reforçam que a água é determinante para o bem-estar do ser humano, para a mitigação da pobreza, para a prevenção de riscos e para a criação de economias eficientes.
A empresa reforça assim o compromisso de continuar a pugnar pela sustentabilidade ambiental e económica com a promoção de boas práticas e a aplicação de um tarifário social que apoia as famílias vulneráveis e numerosas sem desistir do compromisso do uso eficiente da água.
Em tempo de Verão e com temperaturas elevadas, a AR reforça várias mensagens como evitar regas ou então regar nas horas de menor calor, bem cedo ou após o pôr do sol Não lavar pátios, passeios e ruas com água da rede pública e evitar encher piscinas com a água tratada para consumo humano, são outras recomendações da empresa.
As equipas da AR estão em alerta permanente para garantir o abastecimento às populações dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.