A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de construção e de reabilitação de redes de saneamento e de abastecimento de água, no município de Arouca, na sequência da adjudicação da mesma à empresa Construções Carlos Pinho, Ld.a. O investimento, no valor de cerca de 2,8 milhões de euros, tem o prazo de execução de 455 dias, avança a empresa.
Esta empreitada visa a “construção das redes de drenagem de águas residuais e de abastecimento de água” na freguesia de Santa Eulália, na união de freguesias de Arouca-Burgo e na freguesia de Chave, no concelho de Arouca, e inclui “trabalhos de construção civil, instalações elétricas, instalações eletromecânicas e telecomunicações / telegestão”, refere a Águas do Norte, num comunicado.
Os trabalhos a realizar compreendem a execução de redes de saneamento de águas residuais numa extensão total de cerca 12 km, duas estações elevatórias de águas residuais, 386 ramais domiciliários e ainda a execução de cerca de 7 km de redes de abastecimento de água.
De acordo com a Águas do Norte, a execução desta empreitada encontra-se abrangida pela candidatura apresentada ao abrigo do “Aviso Convite N.o 05/REACT-EUR/2021-FEDER – Apoio à Transição Climática – Investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais em sistema em baixa”, e tive por base as prioridades definidas pelo Município de Arouca, bem como as condições de legibilidade definidas.
A presente empreitada encontra-se assim abrangida pela operação POCI-07-62H1-FEDER-181416, sendo o apoio comunitário aprovado de 1,6 milhões de euros, e diz respeito apenas às infraestruturas de saneamento de águas residuais.
Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende disponibilizar a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.