Realizou-se, na sexta-feira passada, na sede da Águas do Norte, em Vila Real, uma assembleia-geral de acionistas que aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2018 e elegeu os novos órgãos sociais para o mandato 2018 a 2020.
Para o Conselho de Administração foram eleitos José Machado do Vale, como presidente executivo, e Fernanda da Conceição Abreu Lacerda, Filipe Araújo da Silva, Manuel António Cordeiro Moras e Cristiana da Costa Barbosa, para vogais executivos.
Foram ainda eleitos como vogais não executivos Júlia Maria de Almeida Lima e Sequeira Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Mirandela, e António Gonçalves Bragança Fernandes, presidente da Assembleia Municipal da Maia. Como presidente da Mesa da Assembleia-Geral foi designado José Maria Cunha Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.