A Águas do Norte deu já início à empreitada de execução do abastecimento ao reservatório da Serra de Santa Isabel, no município de Valpaços, na sequência da adjudicação da obra à empresa Transportes, Tâmega Trans, Lda. O investimento, no valor de cerca de 260 mil euros, tem o prazo de execução de 150 dias, refere a empresa.
Os trabalhos a executar consistem na “instalação de uma conduta adutora de ligação ao reservatório municipal, com uma extensão de cerca de 3,8km, uma estação elevatória, um ponto de entrega e diversos trabalhos de melhoria hidráulica e energética no Reservatório de Vassal”, lê-se num comunicado divulgado pela Águas do Norte.
Com a conclusão desta empreitada, a empresa pretende “melhorar o sistema de abastecimento de água a uma parte significativa da população do Município de Valpaços”, e a “possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água” o que permitirá uma “melhoria significativa da sua qualidade de vida”, refere o comunicado.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas em 63 Municípios do Norte de Portugal.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.