A Águas do Douro e Paiva (AdDP) inaugurou um conjunto de novas infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião, numa cerimónia presidida por Hugo Pires, secretário de Estado do Ambiente, e na presença de Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.
Num investimento superior a 3,1 milhões de euros, estas instalações permitem aumentar a fiabilidade do sistema de abastecimento e garantir a qualidade e quantidade de água necessária para satisfazer o consumo da população do concelho.
Em 2009, a AdDP construiu um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na ETA de Pousada, seguida de uma rede de abastecimento em alta de distribuição à Zona Poente de Baião. Entretanto, e no seguimento da construção da rede em baixa da Zona Nascente, a cargo da Águas do Norte, a captação existente no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município, sobretudo no que respeita aos caudais fornecidos.
A captação de água do Abelhal agora inaugurada, foi a solução técnica mais adequada para garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade da água com o tratamento na já existente ETA de Pousada. Para além da nova captação e respetiva conduta elevatória, foram também construídos um reservatório intermédio e a estação elevatória do Sobreiral, bem como um novo reservatório junto à ETA de Pousada, num investimento de cerca de dois milhões de euros.
A AdDP executou ainda uma empreitada para garantir o abastecimento a Valadares – Zona Nascente, que consistiu na construção de rede de abastecimento em alta que fará a ligação entre o reservatório de Amarelhe e o Reservatório de Valadares, através de uma conduta em ferro fundido, no valor de cerca de 1,1 milhões de euros.
Entretanto, e dado que os caudais de elevação são substancialmente maiores, para atender às necessidades das zonas poente e nascente de Baião, está em projeto a ampliação da ETA de Pousada.
Após esta nova empreitada, todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil, o que contribuirá para o objetivo da AdDP de reforçar a resiliência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água à área sul do Grande Porto.
Nesta sessão foi apresentada ainda a campanha de sensibilização “Água é vida – não a desperdice”, concebida para apoiar a resposta aos impactos da escassez de água que tem vindo a impactar alguns territórios de Portugal continental, e à qual o município de Baião já se associou.