Águas do Douro e Paiva vence prémio nacional nos European Enterprise Promotion Awards

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) foi a vencedora nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2024, na categoria de Transição Sustentável, pelo projeto inovador “Das lamas nascem telhas: um caso de economia circular no setor da água”.

Os European Enterprise Promotion Awards são promovidos pela Comissão Europeia e coordenados em Portugal pelo IAPMEI, estando alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2030.

A AdDP vai representar Portugal na grande final europeia, que decorrerá em Budapeste, no final de novembro, onde estarão presentes as empresas que mais se destacaram pelo seu contributo para a transição sustentável da economia europeia.

Esta distinção reconhece o trabalho pioneiro da empresa na valorização das lamas resultantes do processo de tratamento de água, que são usadas como matéria-prima na produção de telhas na indústria cerâmica.

Em 2023, cerca de 1.700 toneladas de lamas, provenientes da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, foram incorporadas na produção de 13 milhões de telhas, o que constitui uma solução inovadora de economia circular no setor da água.

A ETA de Lever, que fornece 100 milhões de m³ de água por ano, utiliza tecnologia avançada para garantir a qualidade e a segurança da água potável. Durante o tratamento da água são geradas lamas, que posteriormente são submetidas a processos de espessamento e centrifugação, sendo depois desidratadas e encaminhadas para a indústria cerâmica.

O projeto é uma parceria da AdDP com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), resultando numa solução inovadora que transformam as lamas do tratamento de água num recurso 100% valorizado.

Além de contribuir para a redução de resíduos e para a promoção da economia circular, este projeto reforça a criação de sinergias entre diferentes setores empresariais, consolidando-se como um exemplo de inovação e sustentabilidade.

António Borges, presidente do Conselho de Administração da AdDP, congratula-se com este prémio, considerando que “é um reconhecimento importante de um projeto que se caracteriza pela sua inovação, sustentabilidade e contributo para a economia circular no setor da água. Importa ter presente que este caso de sucesso se insere numa cultura empresarial de inovação, há muito instalada na empresa.”