Águas do Douro e Paiva investe cerca de 500 mil euros em nova sala de comando
A Sala de Comando da empresa Águas do Douro e Paiva, localizada na Estação de Tratamento de Águas de Lever, vai ser alvo de intervenção estrutural e tecnológica. Um investimento total de quase meio milhão de euros vai permitir reunir num só espaço a monitorização e o controlo de um número elevado de infraestruturas.
A renovação completa do espaço, a partir do qual são remotamente monitorizados e controlados os sistemas hidráulicos do Sistema Multimunicipal, incluirá um novo layout técnico e novos equipamentos, mais ergonómicos e funcionais. A melhoria do espaço interior, a substituição do mobiliário, da iluminação e dos equipamentos de visualização e controlo vão proporcionar um maior conforto e bem-estar àqueles que asseguram as operações do abastecimento de água, 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo ao mesmo tempo maior fiabilidade técnica.
Além das mudanças físicas, a nova sala será equipada com sistemas atualizados, no valor de 294 mil euros, designadamente de Telegestão, Comunicações e Videovigilância, com o objetivo de garantir as melhores condições de controlo e segurança das infraestruturas críticas responsáveis pelo abastecimento de água a 1,7 milhões de habitantes.
No sentido de promover a integração e a eficiência dos processos associados à exploração, a empresa Águas do Douro e Paiva passa a executar as suas atividades operacionais através de um sistema mais moderno, fiável e tecnologicamente avançado.
António Borges, Presidente do Conselho de Administração, acrescenta que “este investimento contempla materiais e soluções técnicas de vanguarda, que oferecem maior fiabilidade e melhor desempenho e permitem, simultaneamente, a criação de um espaço de trabalho com elevados níveis de conforto para o utilizador, garantindo assim, uma maior eficácia nas suas atividades”.