A Águas do Douro e Paiva concluiu a primeira fase do projeto de instalação de painéis solares fotovoltaicos. Este investimento, no valor de 1,8 milhões de euros, permitirá uma produção anual de 3,3 GWh, diminuindo a exposição da empresa ao mercado energético e reduzindo os custos com energia.
À conclusão desta fase, junta-se agora a adjudicação da segunda fase do projeto, num valor de um milhão de euros e uma produção anual de 1,7 GWh.
Estes projetos fazem parte do programa ZERO – Programa de Neutralidade Energética do Grupo Águas de Portugal, que visa a produção própria de energia 100% renovável, com o objetivo de atingir a neutralidade energética até 2030.
A conclusão da primeira fase envolveu a instalação de 3326 painéis solares fotovoltaicos, com potência total de 1982 kW. Na principal instalação da empresa, a Estação de Tratamento de Água de Lever, foram instalados 814 painéis, e os restantes 2512 foram colocados nas coberturas das Estações Elevatórias de Seixo Alvo e de Lagoa, em Vila Nova de Gaia, na EE de Ramalde e de Jovim, em Gondomar, e na EE da Quinta do Tapado, em Penafiel.
A adjudicação agora realizada, com uma potência total de 1.000 kW e produção anual de 1,7 GWh, irá instalar 2054 painéis solares em mais infraestruturas da empresa, alargando a produção de energia renovável aos municípios de Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva, Felgueiras e Amarante.
Segundo António Borges, presidente do Conselho de Administração, “estes investimentos comprovam a aposta significativa que AdDP está a concretizar na produção própria de energia renovável, com o objetivo de reduzir a sua pegada de carbono e assegurar a sustentabilidade ambiental e económica do serviço de abastecimento de água à região”.