Alexandre Oliveira Tavares mantém-se na presidência do Conselho de Administração da Assembleia-Geral da Águas do Centro Litoral. O novo Conselho de Administração, agora com sete elementos, é composto por quatro representantes da Águas de Portugal e três representantes por indicação municipal.
Para o presidente do Conselho de Administração da AdCL, “um segundo mandato é sempre diferente do primeiro e uma nova equipa permite delinear novas estratégias, consolidar objetivos e criar outros desafios”.
Alexandre Oliveira Tavares afirma que o novo mandato é mercado:
1. Pela estabilidade da empresa no contexto operacional, estabilidade de decisão setorial, quer no Grupo Águas de Portugal, quer na dimensão regulatória;
2. Pelo reforço da presença dos acionistas municipais nos processos de decisão, desde a administração aos processos de cofinanciamento, em prol da resiliência das operações e dos desafios territoriais;
3. Pela necessidade de um posicionamento estratégico para responder aos desafios relacionados com as novas exigências ambientais, com a eficiência energética, com a descarbonização e circularidade dos recursos, mas também com os desafios dos territórios e com as expectativas dos agentes locais, com a dinâmica demográfica que no âmbito da AdCL é muito contrastada, assim como com quadros de incerteza climática e geopolítica.
A empresa alcançou resultados líquidos de 3,5 milhões de euros, tendo sido deliberado distribuir dividendos aos acionistas. Relativamente às contas relativas ao exercício de 2022, verifica-se que os principais indicadores financeiros da empresa registaram melhorias, com o volume de negócios a crescer para 62,8 milhões de euros (face aos 59 milhões de euros alcançados em 2021), os resultados operacionais a aumentarem para 12,6 milhões de euros (face a 9,6 milhões de euros) e o EBITDA a subir para 29,2 milhões de euros (comparando com 28,7 milhões de em 2021).
A nível de atividade de 2022, destaca-se o fornecimento de água de 30,6 milhões de metros cúbicos e o tratamento de 64,3 milhões de metros cúbicos de águas residuais. Atualmente, a AdCL fornece água em qualidade e quantidade a cerca de 297 mil habitantes de 11 municípios e trata as águas residuais de 722 mil habitantes dos 29 municípios servidos.
Órgãos sociais da AdCL:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes, PCM de Leiria
Vice-Presidente: Paulo Manuel Marques Fernandes
Secretário: Ana Cristina Rebelo Pereira
Conselho de Administração
Presidente executivo: Alexandre Manuel de Oliveira Soares Tavares
Vogal executiva: Sandra Marina Freitas dos Santos Silva
Vogal executivo: Paulo Jorge Carvalho Leitão
Vogal não executiva: Ana Katila Bernardes Ribeiro
Vogal não executiva: Cláudia Sofia Nunes André Correia
Vogal não executivo: José Jorge Couto Vala, PCM de Porto de Mós
Vogal não executivo: Silvério Rodrigues Regalado, PCM de Vagos
Comissão de Vencimentos
Presidente: Catarina Isabel Clímaco Monteiro d’Oliveira
Vogal: Rui Mendes Costa
Vogal: Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa, PCM de Arganil