A Águas do Centro Litoral (AdCL) lançou as Empreitadas de Reabilitação e Ampliação dos Reservatórios do Polo Mondego (Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo), divididas em três lotes, num valor total de 6 milhões de euros. Este investimento insere-se na política da AdCL de reabilitação dos seus ativos críticos em funcionamento, designadamente através da implementação de soluções duradouras e que minimizem intervenções futuras, refere a empresa.
Este concurso, com data limite de apresentação de propostas a 26 de julho de 2021, está dividido em três lotes: Empreitada A – Reservatórios de Coimbra Margem Direita (Cumeada e Pinhal de Marrocos); Empreitada B – Reservatórios de Coimbra Margem Esquerda (Santa Clara e Vale de Cântaros); e Empreitada C – Reservatórios de Penacova e Miranda do Corvo (Albarqueira e Ribeiro).
Tal como explica a empresa, as intervenções previstas consistem na reabilitação dos reservatórios e a construção de um novo reservatório no caso de Vale de Cântaros, numa perspetiva de recuperação das suas condições estruturais e funcionais (tais como a utilização da chapa termoplástica para o revestimento das superfícies no interior dos reservatórios em contacto com a água) e manutenção do sistema hidráulico em pleno funcionamento.
O principal objetivo é “continuar a garantir o fornecimento de uma água em quantidade e em qualidade aos concelhos de Coimbra, Penacova e Miranda do Corvo”, lê-se num comunicado divulgado pela AdCL.
Face ao tempo de utilização e desgaste, as instalações e equipamentos necessitam de manutenção e requalificação, sendo que a AdCL tem previstos investimento em novas infraestruturas e equipamentos, na requalificação e melhoria do existente e na manutenção.