No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, a AdCL – Águas do Centro Litoral celebra a Água para a Paz nos municípios de Águeda, Lousã, Leiria, Marinha Grande, Mealhada e em todo o território servido pela empresa. Num ano, em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água “Água para a Paz”, a empresa associa-se ao movimento e percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos no uso primordial da água.
Celebrando 25 anos, desde o início da extinta SIMRIA, a AdCL pretende manter-se “No Lado Certo da História” ao tratar o futuro do valor da água, do ambiente, da biodiversidade, dos ecossistemas, da saúde pública e a fazer a diferença na vida das pessoas e na valorização do território.
Assim, no dia 22 de março, a Águas do Centro Litoral associa-se ao município de Albergaria-a-Velha e à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na inauguração da exposição “Recursos Hídricos: História, Sociedade e Saber”, que estará patente de 22 de março a 7 de julho, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, onde estará presente com a sua maquete interativa do Ciclo urbano da Água e ainda o seu livro “Viagem Inadiável da Água”, da autoria de António Vilhena, publicado em 2018. Esta obra atravessa a história de cada um dos 30 concelhos servidos pela AdCL, respigando a cumplicidade da sua história com a água e as suas gentes. Mais do que fazer uma viagem pelos equipamentos de água que existem, tal como fontanários, aquedutos, entre outros, a Viagem Inadiável da Água pretende resgatar a memória do abastecimento de água às gentes de cada concelho, através de narrativas que tenham enriquecido o imaginário coletivo.
Sensibilizar para o uso consciente da água
Este ano, no Dia Mundial da Água, o principal objetivo é chamar a atenção para a importância da água potável e para a necessidade de implementar uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Um objeto bem presente no core-business da AdCL, hoje e todos os dias do ano.
Ao longo do ano, mas em especial neste Dia Mundial da Água, a AdCL promove campanhas de sensibilização que pretendem consciencializar a comunidade para a importância de preservar a água, como bem essencial e fundamental para a qualidade de vida. O acesso a água, a sua proteção como bem ambiental e a sua utilização eficiente, enquanto recurso escasso, é um dever de cada cidadão. A pensar em todos, a AdCL consciencializa para as boas práticas no uso presente, como horizonte para a sustentabilidade futura da região Centro Litoral.
Na semana do Dia Mundial da Água, a AdCL esteve em Águeda (18 de março), na Mealhada (19 de março) e na Marinha Grande (21 de março) sensibilizando centenas de crianças para o valor da água, em especial, na gestão eficiente do ciclo Urbano da Água, através de uma Gincana de Água, uma dinâmica que destaca as boas práticas individuais ao nível do abastecimento de água para consumo humano e saneamento de águas residuais. Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, a AdCL explica, assim, porque é que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”, com vista à valorização das suas atitudes no que respeita à utilização sustentável dos recursos naturais e preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida.
Durante este mês de março, e em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, no âmbito do Projeto Educativo Municipal – Concelho de Leiria, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Olhalvas recebe centenas de alunos, que ficam a conhecer todo o processo de tratamento da água residual e sua devolução ao meio hídrico.
H2Off está de regresso
A AdCL volta a associar-se à campanha de mobilização à escala nacional H2Off. Promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a iniciativa desafia a comunidade a fechar a torneira durante uma hora, a partir das 22h do dia 22 de março.
Recorde-se que esta atividade, já promovida pela AdCL nos últimos anos, pretende motivar a
mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando a proteção e preservação da mesma.
Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de
um futuro sustentável no atual contexto de alterações climáticas. É fundamental falar na valorização da água e no uso consciente, e promover a reflexão sobre o tema é uma responsabilidade de todas as entidades. Foi com este propósito que surgiu em 2021 o Movimento H2OFF que, assinalando as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água, pretende motivar a mudança de hábitos em prol da preservação e sustentabilidade deste recurso vital.
Convicta da relevância deste movimento de cidadania, que se pretende que contribua para a valorização da água através de uma ação mediática e de sensibilização a nível nacional, e quiçá internacional, a APDA volta a desafiar empresas, instituições, escolas e todos os interessados a juntarem-se na edição de 2023 do H2OFF.
Um serviço em qualidade e quantidade 24 horas por dia/ 365 dias por ano
Todos os dias, cerca de 250 profissionais da AdCL trabalham diariamente para garantir o abastecimento público de água, em quantidade e com qualidade, e o tratamento adequado da água usada para que possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras. Mais de metade dos colaboradores da AdCL desenvolve a sua atividade na área da Operação, assegurando no terreno, 24 horas/dia, os processos associados ao abastecimento de água e ao tratamento do saneamento.
Na região a Águas do Centro Litoral é a empresa responsável pela captação e tratamento de água e de águas residuais de 30 municípios. É de salientar que no abastecimento de água, a AdCL abastece os Sistemas Multimunicipais ou Municipais para cerca de 297 mil habitantes.
Garante, assim, a gestão integrada do ciclo urbano da água, desde a captação, ao tratamento e transporte da água até à entrega, em quantidade e com qualidade, para o fornecimento às populações. Um serviço de qualidade que permite, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final.
A AdCL está empenhada no cumprimento dos seus compromissos para com os municípios, garantindo-lhes o fornecimento de uma água em qualidade e quantidade e o correto tratamento das águas residuais. Em 2023, atingiu um valor em torno de 25 milhões de investimento na construção e requalificação de ativos, tendo neste momento, em curso vários investimentos num valor total de mais de 15 milhões de euros em infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, inserindo-se na Política da AdCL em termos de manutenção preventiva e reabilitação dos seus ativos, implementando soluções duradouras e garantindo fiabilidade de processos.
Nas atividades recentes são de salientar as intervenções de requalificação nos diferentes polos da AdCL, as quais em muito permitem melhorar a resiliência e as condições de operação, tais como em abastecimento as empreitadas da ETA e Captações da Ribeira de Alge, das condutas do Central 1 em Coimbra, da requalificação dos reservatórios da Cumeada, Sta. Clara e Pinhal de Marrocos, e da remodelação da ETA do Paúl – Leiria e da resiliência da captação com o furo L9, entre outros. Já em saneamento as empreitadas de requalificação do Emissário e Sistema Elevatório de Figueiró do Campo, do Emissário E3 Lis-Fátima, em Leiria, dos emissários do Central 1 em Coimbra, dos Intercetores Complementares de Saneamento em Cantanhede, a par da construção da ETAR das Cochadas – Cantanhede, a renovação dos processos de arejamento nos reatores biológicos na ETAR de Ílhavo, entre outros.