A Águas do Alto Minho é a entidade que assume, a partir de janeiro, a exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho.
Este sistema resulta da Parceria 100% pública celebrada entre o Estado Português e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, que atribui à Águas do Alto Minho a responsabilidade pela sua exploração e gestão.
Este sistema cobre uma área de 1 585 km2 e está dimensionado para fornecer mais de 9 milhões de m3 de água potável por ano a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de 6 milhões de m3 de água residual por ano de cerca de 70 mil clientes.
A Águas do Alto Minho tem a missão de prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas, dos serviços de operação e manutenção, promovendo a sustentabilidade ambiental com a melhoria da qualidade da água para consumo, o correto tratamento das águas residuais e a redução de perdas de águas e infiltrações.
A Águas do Alto Minho é uma sociedade anónima de capitais públicos detida pela AdP – Águas de Portugal, S.A., e pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Investimentos para melhorar a qualidade de serviço
A nova entidade assegurará a qualidade e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região através do reforço do investimento e da ampliação de captação de fundos comunitários.
A parceria vai concretizar, nos próximos três anos, investimentos na ordem dos 33,3 milhões de euros, com cofinanciamento comunitário através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Destes, 19,6 milhões de euros serão destinados à expansão das redes de abastecimento e de saneamento, aumentando a cobertura dos serviços, e 13,7 milhões de euros serão dedicados à renovação das redes de abastecimento de água e à promoção da eficiência hídrica, com instalação de sistemas de monitorização e controlo para diminuição das perdas de água.
Modelo tarifário único na região
O modelo tarifário foi uniformizado em todos os Municípios utilizando os mesmos escalões de consumo e tipologia de utilizadores, estabelecendo a convergência das tarifas, fixas e variáveis, no que respeita a valor, estrutura e tipologia de utilizadores.
Garantindo a todos os cidadãos um serviço de qualidade, o cumprimento dos parâmetros de qualidade exigidos para a produção e distribuição de água para consumo humano e o correto tratamento das águas residuais recolhidas, as tarifas a praticar pela Águas do Alto Minho são aquelas que permitem assegurar a sua sustentabilidade económico-financeira.
O tarifário aplicado pela Águas do Alto Minho prevê tarifas especiais, como a Tarifa para Famílias Numerosas, de forma a garantir o acesso universal aos serviços de águas e respeitando o Princípio da Acessibilidade Económica.