O Desafio da Água, projeto educativo promovido pela Águas do Algarve, está de volta para a sua 3.ª edição com novas iniciativas e uma abordagem ainda mais inovadora para sensibilizar os jovens sobre a preservação deste recurso vital.
Este ano, além das iniciativas dirigidas ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, o projeto alarga-se também ao ensino secundário, com um concurso de fotografia onde os jovens serão desafiados a captar imagens que representem a importância da água: pela sua preservação, consumo consciente ou como alerta para problemas ambientais.
Concursos criativos: fotografia, jornalismo e vídeos
A criatividade e o dinamismo inclusivo continuam a ser pilares desta iniciativa. Com desafios que estimulam o interesse pela preservação dos recursos hídricos e através dos quais os alunos terão a oportunidade de todos os meses, explorar temas como o uso eficiente da água, a poluição e o saneamento.
Entre as grandes novidades, destaca-se o desafio de jornalismo escolar – AQUA Jornalismo. Este convida as escolas a desenvolverem artigos jornalísticos que abordem problemáticas relacionadas com a água, como as alterações climáticas, a escassez e a poluição. A iniciativa pretende reforçar a literacia mediática, incentivar a participação cívica e contribuir para o combate às fake news, especialmente nas redes sociais. Os artigos que se destacarem terão lugar de honra no site oficial e na newsletter mensal do projeto, valorizando o trabalho dos alunos e a sensibilizar a comunidade para a importância da preservação deste recurso.
Esta 3.ª edição traz também uma abordagem digital inovadora com a criação do Desafio “Save Water With Me”, inspirado em tendências de redes sociais como o movimento “Get Ready With Me” (#GRWM). Esta iniciativa convida os jovens a partilhar vídeos criativos com dicas práticas de poupança e reutilização de água, transformando hábitos sustentáveis em algo divertido e facilmente replicável. Os conteúdos mais impactantes poderão ganhar destaque e ajudar a expandir este conceito a nível nacional.
Educação ambiental para todas as idades
A Clarinha, o Salpico e os seus amigos, também estão de volta para mais aventuras pelo mundo da água, com a estreia de novos episódios da série animada que se foca da sensibilização ambiental. Esta série, direcionada para o público infantojuvenil, combina uma narrativa educativa com elementos de aventura e humor, de forma a tornar a aprendizagem mais divertida e abrangente.
Para tornar a experiência ainda mais rica, as escolas poderão participar em semanas temáticas e apresentações musicais, que vão reforçar a mensagem de que cada gesto conta para a preservação da água. As inscrições para os desafios serão abertas todos os meses de forma faseada.
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto educativo, ao promover a consciencialização e a educação sobre a importância da água e práticas sustentáveis, irá capacitar o público-alvo e contribuir para o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, em particular com a meta 4.7 (Educação para a Sustentabilidade), a meta 6.4 (Gestão da Água), e a meta 13.3 (Ação Climática).
Adicionalmente, ao focar-se na literacia digital e no combate à desinformação, o projeto também se insere nas prioridades globais para promover uma internet segura e consciente, uma vez que se alinha com os princípios da campanha “Juntos por uma internet melhor”, lançada pelas Nações Unidas em fevereiro de 2024.