No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a Águas do Algarve acolheu hoje uma visita do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a várias infraestruturas com investimentos em curso ou recentemente concluídos. A visita contemplou a inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo e Sagres, a colocação da primeira pedra da empreitada de construção da nova ETAR da Companheira, em Portimão, e a inauguração da Central Fotovoltaica da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira, representando estas instalações no seu conjunto um investimento de 16,7 milhões de euros.
Com a concretização destes investimentos, a Águas do Algarve dá cumprimento à sua missão de prestar serviços públicos de água e saneamento de excelência aos 16 municípios da Região reforçando, em particular, a vertente do tratamento das águas residuais com tecnologias mais modernas e equipamentos mais robustos, com impacto positivo no meio recetor, e também melhorando o desempenho energético associado aos processos de tratamento de água para consumo.
Em quinze anos de atividade, a Águas do Algarve já investiu mais de 590 milhões de euros que permitiram melhorar as condições de acesso a água potável e assegurar a devolução das águas residuais ao meio hídrico em condições ambientalmente favoráveis, tendo previsto realizar, até 2020, 88 milhões de euros, com especial enfoque em infraestruturas de saneamento de águas residuais.
Energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em 10 meses
Nos primeiros dez meses do ano, as energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em Portugal. Neste período, a...