O Conselho de Administração da Águas de Santo André, S.A. (AdSA), lançou recentemente o Concurso Público para a empreitada de Execução do “Emissário da Petrogal à Bacia da Zip3 e Duplicação da Bacia da Zip3”, representando um investimento que ronda mais de 4 milhões de euros (4.850.000€).
De acordo com a empresa, a obra, com uma duração prevista de 365 dias, irá promover um “aumento significativo da resiliência do sistema de água residual industrial, através do reforço da capacidade de resposta da AdSA em situações de eventual emergência, quer para os atuais utilizadores do sistema, quer perante a expansão para a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
Esta empreitada visa promover uma solução que permitirá o “desvio da totalidade do caudal rejeitado pelos principais utilizadores deste sistema”, para a bacia de retenção situada numa das maiores Estações Elevatórias da AdSA que serve a ZILS (a Estação Elevatória ZIP3). Por outro lado, “irá duplicar-se a capacidade de armazenamento da bacia de retenção/emergência desta estação elevatória, de modo a comportar o aumento do volume a armazenar, dotando a instalação de uma capacidade total de 20.000 m3, aproximadamente”, esclarece a empresa, num comunicado.
A Águas de Santo André assegura que está comprometida em continuar a reforçar o investimento na região, contribuindo para a qualidade de vida das populações que serve, bem como para a preservação da qualidade do ambiente, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da Zona Industrial e Logística de Sines, afirmando-se como uma empresa de referência no setor do ambiente em Portugal.