Águas de Portugal apela ao uso racional da água em primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade
Portugal celebra este ano, pela primeira vez, o Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro) e a AdP – Águas de Portugal associa-se à efeméride, apelando ao uso racional da água no âmbito da campanha “Água é Vida – Não a desperdice”, desenvolvida em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
As iniciativas decorrem no âmbito do evento “Visões do Futuro”, nos dias 24 e 25 de setembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, cujo programa integra desde workshops, debates e mesas-redondas sobre temas de cultura, ambiente e consumo, entre outras.
Numa nota de agenda, a AdP refere que, no domingo, 24 de setembro, será possível aprender a preparar refeições evitando o desperdício de água e reduzindo os resíduos nos showcookings ‘Água é Vida’ – Pequenos-almoços sustentáveis e ‘Água é Vida’ – Marmitas sustentáveis, às 10h00 e 12h00, respetivamente, com a colaboração do Chef Fábio Bernardino. Às 15h00 irá ainda decorrer o showcooking ‘Água é Vida’ – Águas com cores e sabores, uma atividade divertida que irá despertar os sentidos dos mais curiosos.
O Chef Fábio Bernardino vai apresentar dicas e técnicas sobre as melhores práticas para a utilização da água na confeção de refeições, algumas que estão incluídas no livro de sua autoria “A irresistível água da torneira à mesa com…”, que traz para a mesa dos consumidores uma abordagem mais amiga do ambiente, mais saudável, com menos desperdício alimentar e de água, aliada a muito sabor e alegria na cozinha.
No dia 25 decorre uma grande conferência focada em temas relevantes da sustentabilidade e que contará com a participação da administradora executiva da AdP, Alexandra Serra, a destacar os desafios relativos à água no painel “Emergência Climática”.
O Programa “Visões do Futuro” encontra-se disponível aqui.