Com o objetivo de agradecer e enaltecer a participação dos alunos no Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» e na Ação Letiva «Água Segura», a Águas de Paços de Ferreira vai realizar a Festa da Água. A iniciativa tem lugar no sábado, 25 de março, das 15h00 às 17h30, no Mercado Municipal de Paços de Ferreira e é de entrada livre.
O convite é para uma tarde diferente, divertida e com muita animação: vários insufláveis, wokshops, pinturas faciais, palhaços, pipocas, algodão doce e muito mais, num momento dedicado às crianças do nosso concelho. As crianças deverão estar sempre acompanhadas de um adulto/familiar responsável pelo seu cuidado.
O Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» e a Ação Letiva «Água Segura» estão a decorrer nas Escolas Públicas do concelho e destinam-se aos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Básico.
Falar de Água com Amor: concurso
Durante a Festa da Água vão ser entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Poesia para o Dia de São Valentim «Falar de Água com Amor». No total foram rececionados 525 poemas que foram avaliados de acordo com os critérios: originalidade, criatividade, coerência, pertinência ao tema, bem como conter as palavras ‘Água’ e ‘Paços de Ferreira’. No concurso participaram alunos da Escola Básica Arreigada, Escola Básica Nº1 Frazão, Escola Básica de Seroa, Escola Básica de Eiriz, Escola Básica de Sanfins, Escola Básica de Carvalhosa, Escola Básica de Lamoso. Escola Básica de Meixomil, Escola Básica de Penamaior, Escola Básica de Ferreira, Escola Básica EB Nº1 Paços de Ferreira, Escola Básica de Raimonda, Centro Escolar de Freamunde e Escola Básica de Figueiró.
Projeto Água Segura
O projeto educativo ‘Água Segura’ visa sensibilizar os alunos do 3º e 4º anos e encarregados de educação para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água, desde a importância para o homem e todos os seres vivos, a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais, assegurando assim o abastecimento de água potável à população e contribuindo para a despoluição das reservas de água.