A Águas de Gaia e a LIPOR foram as entidades escolhidas para a realização de um estudo pioneiro, para o Plano Estratégico de Resíduos para o Príncipe em São Tomé e Príncipe.
Ambas as empresas reuniram com o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, e elaborarão em conjunto o plano a apresentar ao Fundo Ambiental pelo Governo da Região Autónoma do Príncipe, bem como, atuarão no desenvolvimento da estratégia de recolha e tratamento de resíduos da ilha que é Reversa da Biosfera da UNESCO.
Para o Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos Rodrigues, “é muito gratificante para nós, na Águas de Gaia, continuarmos a ver o nosso trabalho reconhecido internacionalmente e ser tido como referência. Estamos comprometidos em ajudar o Príncipe com a elaboração desta estratégia em que aplicaremos da melhor forma os nossos conhecimentos para causar um impacto positivo na região”.
Num comunicado, a Águas de Gaia relembra que no presente ano já atingiu um mínimo histórico nas perdas de água, passando Gaia a integrar a lista dos concelhos que registam menores perdas na rede de abastecimento pública. É com este conhecimento e boas práticas, que esta empresa foca-se, diariamente, em criar boas parcerias com outras empresas reconhecidas, para que consiga ajudar outros institutos nacionais e internacionais.