A Águas de Gaia realizou uma reunião para concretizar projetos de cooperação comum com as Águas da Região Metropolitana de Maputo, de Moçambique, e a Associação de Municípios de Pernambuco, do Brasil, no âmbito da gestão da água e sustentabilidade ambiental.
O encontro foi representado pelos respetivos presidentes dos conselhos de administração e resultou na assinatura de um protocolo para promover o intercâmbio de ideias e experiências, com cursos e conferências, e estabelecer mecanismos de cooperação e participação conjunto em projetos de interesse comum.
Durante o encontro falou-se também na adoção de soluções de digitalização das infraestruturas e das entidades públicas, de forma a aumentar o nível do serviço e contribuir para a redução da pegada ecológica. Além disso, lançou-se a possibilidade de um encontro lusófono de água em Maputo, com a participação de entidades gestoras nos países de língua oficial portuguesa.
“Este encontro, e cooperação entre entidades de realidades distintas, permite-nos desenvolver novos métodos mais eficientes na gestão de águas, algo tão crucial nos dias que correm em que, mais do que nunca, a sustentabilidade ambiental e a redução do desperdício é um objetivo máximo de todos.”, explica Miguel Lemos Rodrigues, presidente do conselho de administração das Águas de Gaia, “estou certo que esta reunião marca o início de uma importante cooperação através da aproximação das entidades gestoras de água de toda a Lusofonia”, acrescenta.