A Águas de Barcelos promoveu mais uma sessão de esclarecimento sobre “a importância da Água da Rede Pública na Promoção da Saúde”. O momento decorreu na semana passada, na Sede da UF de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto, em Barcelos, e contou com a intervenção de um profissional do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte.
A par da sessão, foram analisadas captações de águas particulares na referida União de Freguesias. Os resultados mostram que 80% das 10 captações de água particulares analisadas nos parâmetros e-coli e coliformes totais, acusaram a presença de bactérias coliformes, que não devem existir em água destinada ao uso doméstico (consumo humano), constituindo assim um risco para a saúde pública.
Durante a sessão foi ainda realizado um breve inquérito. O objetivo da Águas de Barcelos foi conhecer a opinião dos habitantes da referida freguesia relativamente à água para consumo humano.
Perto de 40 freguesias abrangidas
A Águas de Barcelos tem vindo a promover sessões de esclarecimento acerca da “a importância da Água da Rede Pública na Promoção da Saúde” junto das freguesias de Barcelos. Atualmente, a iniciativa já esteve presente em 36 freguesias do município, que corresponde a cerca de 40% do total de freguesias.
A iniciativa integra um conjunto de sessões de sensibilização levadas a cabo pela Águas de Barcelos em coordenação com as juntas de freguesias do concelho. Estas sessões visam sensibilizar a população sobre a importância da água da rede pública na promoção da saúde, em detrimento do uso dos poços não controlados, uma vez que o sistema público é a via adequada de abastecimento à população na medida em que a água é tratada e controlada em cerca de 70 parâmetros de qualidade distintos, através da verificação de indicadores microbiológicos, características organoléticas, composição físico-química e substâncias indesejáveis como por exemplo nitratos, metais pesados e pesticidas.